Internacional Cartel ligado a Maduro classificado como grupo terrorista pelos EUA

Cartel ligado a Maduro classificado como grupo terrorista pelos EUA

A administração do presidente norte-americano Donald Trump intensificou a pressão sobre o governo venezuelano, designando o Cartel de los Soles como uma organização terrorista internacional. 

Esta decisão surge no âmbito de uma campanha mais ampla contra o tráfico de drogas que afecta os Estados Unidos.

Segundo a agência de notícias Associated Press (AP), a designação do cartel, que se acredita estar sob a liderança de Nicolás Maduro, representa um passo significativo nas acções da administração Trump. Na antecipação da medida, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, acusou o Cartel de los Soles de ser “responsável pela violência terrorista” no hemisfério ocidental.

A nova classificação surge numa altura em que Trump avalia a possibilidade de medidas militares contra a Venezuela, apesar da abertura para negociar com Maduro. O governo norte-americano já tem realizado operações militares, incluindo ataques a embarcações suspeitas de transportar drogas para os EUA, que resultaram na morte de mais de 80 pessoas.

Importa mencionar que o Cartel de los Soles não se trata de um cartel convencional. Segundo a AP, o termo começou a ser utilizado na década de 1990 por venezuelanos para designar oficiais militares de alto escalão que se beneficiavam do tráfico de drogas. Com o aumento da corrupção sob as administrações de Hugo Chávez e Nicolás Maduro, a expressão passou a abranger membros das forças armadas, polícias e funcionários governamentais envolvidos em actividades ilícitas, incluindo tráfico de combustíveis. O “soles” refere-se às dragonas em forma de sol que adornam os uniformes dos oficiais militares.

Recomendado para si:  Nove moçambicanos recuperam após inalação de gás tóxico em Portugal

Em Julho, o Departamento do Tesouro dos EUA já havia imposto sanções ao Cartel de los Soles, alegando que Nicolás Maduro e seus principais aliados utilizaram o poder do governo e das forças armadas para facilitar o tráfico de drogas. A inclusão do cartel na lista do Departamento de Estado permite a aplicação de novas sanções ao regime de Maduro.

Além disso, as autoridades norte-americanas afirmaram que o cartel associado a Maduro prestou apoio material à organização criminosa Tren de Aragua e ao cartel Sinaloa, ambos reconhecidos como organizações terroristas pelos EUA desde Fevereiro.

Destaques da semana