Economia BAD recebe primeira dotação do GAFSP para fortalecer agricultura

BAD recebe primeira dotação do GAFSP para fortalecer agricultura

O Programa Global para a Agricultura e a Segurança Alimentar (GAFSP) anunciou a concessão da sua primeira alocação, no valor de 14 milhões de dólares, ao Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), com o objectivo de mitigar os riscos do sector privado. 

Esta alocação faz parte de uma nova janela de financiamento cuja meta é desbloquear um total de 200 milhões de dólares para melhorar a segurança alimentar em países de baixo rendimento, através de iniciativas do sector privado.

De acordo com um comunicado do BAD, a nova janela, denominada Business Investment Financing Track, foi lançada em 2024 como a segunda geração de financiamento voltada para o sector privado do GAFSP.

A primeira alocação será utilizada para estabelecer um Mecanismo de Partilha de Riscos para Insumos Agrícolas, um fundo com um total de 200 milhões de dólares que será gerido pelo BAD. Este fundo contará com uma parcela de 10 milhões de dólares destinada à redução de riscos. Além disso, serão disponibilizados 4 milhões de dólares em recursos de subvenção para apoiar assistência técnica, visando catalisar até 200 milhões de dólares em empréstimos do sector privado para pequenas e médias empresas agrícolas na Etiópia, Uganda, Tanzânia, Maláui e Zâmbia.

Recomendado para si:  Inauguração de fábrica de grafite e entrega de casas em Nipepe

O Mecanismo de Partilha de Riscos para Insumos Agrícolas tem como objectivo incentivar os bancos locais a conceder crédito a fornecedores de insumos agrícolas. Natasha Hayward, gestora do Programa Global de Agricultura e Segurança Alimentar, afirmou que “esta primeira alocação demonstra o interesse dos financiadores em trabalhar em conjunto neste novo modelo para resolver um desafio antigo do financiamento para pequenos agricultores: o risco.”

Com esta iniciativa, espera-se que mais de 1,5 milhões de pequenos agricultores, bem como 500 comerciantes agrícolas e cooperativas, sejam beneficiados.

Destaques da semana