Sociedade SERNIC detém suspeito de caça furtiva em Chókwè com duas armas de...

SERNIC detém suspeito de caça furtiva em Chókwè com duas armas de fogo

Um suposto caçador furtivo foi detido no distrito de Chókwè, na província de Gaza, por posse ilegal de duas armas de fogo. O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) suspeita que o indivíduo, de 80 anos, lidera quadrilhas envolvidas em diversos crimes.

A detenção ocorreu na residência do suspeito, em Matuba, onde foi surpreendido na posse de uma AK-47, em estado operacional, e uma arma de fogo do tipo Makarov, cuja funcionalidade ainda está a ser avaliada. Além das armas, foram apreendidas oito munições.

O porta-voz do SERNIC, Zaqueu Mucambe, afirmou que a operação resultou na neutralização do cidadão em flagrante delito, sendo que as armas apreendidas podem ter sido utilizadas em incursões de caça furtiva e outros crimes nos distritos de Chókwè e circunvizinhos.

Mucambe indicou que o suspeito adquirira as armas há 43 anos, em 1983, e que existem suspeitas de que estas tenham sido usadas em assaltos à mão armada.

O indiciado, por sua vez, assumiu estar na posse das armas desde 1983, mas negou qualquer envolvimento em actividades criminosas. “Apanharam as armas debaixo da cama. São minhas e apanhei-as no mato, no tempo de guerra. Cometi o erro de não as apresentar às autoridades, mas nunca usei estas armas”, defendeu.

Recomendado para si:  EDM regista prejuízo superior a 300 milhões em infraestruturas eléctricas vandalizadas

O SERNIC anunciou que as armas serão submetidas a um exame balístico para verificar a sua operacionalidade e determinar se há outros indivíduos envolvidos no caso. Desde o início do ano, já foram recuperadas oito armas, incluindo 65 munições na província de Gaza.