Um suposto caçador furtivo foi detido no distrito de Chókwè, na província de Gaza, por posse ilegal de duas armas de fogo. O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) suspeita que o indivíduo, de 80 anos, lidera quadrilhas envolvidas em diversos crimes.
A detenção ocorreu na residência do suspeito, em Matuba, onde foi surpreendido na posse de uma AK-47, em estado operacional, e uma arma de fogo do tipo Makarov, cuja funcionalidade ainda está a ser avaliada. Além das armas, foram apreendidas oito munições.
O porta-voz do SERNIC, Zaqueu Mucambe, afirmou que a operação resultou na neutralização do cidadão em flagrante delito, sendo que as armas apreendidas podem ter sido utilizadas em incursões de caça furtiva e outros crimes nos distritos de Chókwè e circunvizinhos.
Mucambe indicou que o suspeito adquirira as armas há 43 anos, em 1983, e que existem suspeitas de que estas tenham sido usadas em assaltos à mão armada.
O indiciado, por sua vez, assumiu estar na posse das armas desde 1983, mas negou qualquer envolvimento em actividades criminosas. “Apanharam as armas debaixo da cama. São minhas e apanhei-as no mato, no tempo de guerra. Cometi o erro de não as apresentar às autoridades, mas nunca usei estas armas”, defendeu.
O SERNIC anunciou que as armas serão submetidas a um exame balístico para verificar a sua operacionalidade e determinar se há outros indivíduos envolvidos no caso. Desde o início do ano, já foram recuperadas oito armas, incluindo 65 munições na província de Gaza.