A Fundação de Caridade Tzu Chi Moçambique procedeu ontem à entrega ao Governo provincial de Sofala de duas importantes infraestruturas sociais na localidade de Metuchira, distrito de Nhamatanda.
Trata-se de um Centro de Saúde e um Centro de Formação Vocacional, cujo investimento total ascende a 730 mil dólares norte-americanos, aproximadamente 46 milhões de meticais.
Estes projectos inserem-se no amplo apoio da Tzu Chi às comunidades que foram severamente afectadas pelo ciclone Idai, que em 2019 devastou o centro do país, deixando numerosas famílias em situação de vulnerabilidade. O Centro de Saúde de Metuchira, orçado em 230 mil dólares (15 milhões de meticais), está destinado a beneficiar directamente cerca de duas mil famílias que habitam as 410 casas do reassentamento local, também construídas pela fundação e entregues à população em 2024.
Por sua vez, o Centro de Formação Vocacional recebeu um investimento de 500 mil dólares (32 milhões de meticais) e terá capacidade para formar anualmente cerca de mil pessoas, com especial foco em jovens, nas áreas de autoemprego e empreendedorismo.
A cerimónia de entrega contou com a presença da Vice-Presidente da Tzu Chi Global, Pi Yu Lin, que realçou o compromisso contínuo da organização com Moçambique. “O trabalho da Tzu Chi em Sofala representa uma demonstração de solidariedade global. Estamos presentes para apoiar a reconstrução e estabelecer as bases para um futuro mais resiliente”, afirmou Pi Yu Lin.
O Governador de Sofala, Lourenço Bulha, também marcou presença no evento, expressando a sua gratidão pela parceria estabelecida com a fundação e destacando o impacto positivo que este investimento terá na vida das comunidades locais.
Durante esta visita, a delegação internacional da Tzu Chi, composta por elementos seniores da organização, acompanhará outras importantes entregas. No próximo dia 3 de Setembro, a fundação oficializará a entrega de 840 casas em Guara-Guara, distrito de Búzi, e de 10 escolas em Nhamatanda.
Até abril de 2026, a Tzu Chi compromete-se a entregar mais de 3 mil habitações e 23 escolas em diversas províncias, num investimento total que ultrapassa os 100 milhões de dólares, totalmente financiado pelos 10 milhões de voluntários da organização em todo o mundo.
Esta é a segunda visita da Vice-Presidente da Tzu Chi a Moçambique. Em 2024, Pi Yu Lin já tinha tido a oportunidade de se reunir com o Presidente da República, Daniel Chapo, com o intuito de discutir o fortalecimento da cooperação em projectos estruturantes nas províncias de Maputo, Sofala e Nampula.
O renovado compromisso da fundação é considerado um dos maiores investimentos humanitários posteriores ao ciclone Idai, conjugando habitação, saúde, educação e formação profissional como pilares essenciais para a reconstrução e inclusão social. “O apoio da Tzu Chi transcende a ajuda imediata. É um investimento duradouro na resiliência das comunidades”, concluiu o Governador de Sofala.