Um grupo de dezasseis dos vinte e três moçambicanos que viajaram em Março para Laos, através de promessas de emprego, já se encontra na província de Sofala.
O voo que transportou os jovens, que estiveram detidos em campos no país asiático, aterrou na tarde desta sexta-feira na cidade da Beira.
Na cerimónia de recepção dos repatriados, Stefan Matet, chefe da Unidade de Gestão da Migração da Organização Internacional das Migrações (OIM) em Sofala, afirmou que as autoridades estão a levar a cabo uma investigação para localizar os restantes moçambicanos que ainda não regressaram.
“Este momento demonstra a eficácia da cooperação internacional em questões de migração. Hoje, celebramos o regresso de dezasseis dos nossos concidadãos que foram vítimas de tráfico. Estamos comprometidos em garantir que aqueles que sofreram esta experiência, recebam a dignidade que merecem”, declarou Matet.
O processo de repatriamento foi coordenado pelos governos de Moçambique e do Vietname, em colaboração com a OIM. As autoridades continuam a trabalhar para assegurar o regresso dos restantes moçambicanos, cujo paradeiro permanece incerto.















