Capa Cabo Delgado: Ataque terrorista em Mocímboa da Praia causa quatro mortes

Cabo Delgado: Ataque terrorista em Mocímboa da Praia causa quatro mortes

Um ataque de insurgentes ocorreu no Bairro Trinta, localizado no distrito de Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado, resultando na morte de pelo menos quatro pessoas. 

Durante a incursão, os atacantes deixaram vários feridos e provocaram a fuga da população, que se refugiou nas matas.

Segundo uma publicação da RFI, os ataques ocorreram na noite de domingo (07), coincidindo com as celebrações do 51.º aniversário dos Acordos de Lusaka. Mocímboa da Praia situa-se a cerca de 80 quilómetros ao sul do projecto de gás natural liquefeito liderado pela companhia francesa TotalEnergies.

A agência France Presse relatou que os jihadistas entraram em confronto com as tropas moçambicanas e ruandesas durante o ataque. Um comerciante que conseguiu escapar da cidade após o incidente informou à AFP que os insurgentes mataram dois membros das forças de segurança moçambicanas e decapitaram dois civis.

Após os confrontos com o exército ruandês, destacado na província desde 2021, os insurgentes lograram fugir. Até ao momento, não houve comentários por parte dos exércitos moçambicano e ruandês sobre o ataque.

Recomendado para si:  Primeira-dama reforça papel da educação e da alfabetização na era digital

Este ataque é mais um episódio numa série de eventos violentos que forçaram a deslocação de centenas de milhares de pessoas para o sul do país no final de Julho. Desde o dia 2 de Setembro, o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico desaconselhou viagens para determinadas áreas das províncias de Cabo Delgado, Nampula e Niassa.

Importa recordar que Mocímboa da Praia esteve sob controle de combatentes afiliados ao Estado Islâmico durante quase um ano, até que as forças moçambicanas e ruandesas recuperaram a cidade em Agosto de 2021.