Internacional Ex-primeiro-ministro confirma candidatura à Presidência da Guiné-Bissau

Ex-primeiro-ministro confirma candidatura à Presidência da Guiné-Bissau

Domingos Simões Pereira, ex-primeiro-ministro da Guiné-Bissau e actual líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), revelou a sua intenção de regressar ao país e candidatar-se à presidência. 

O anúncio foi feito em Lisboa, onde se encontra desde a dissolução da Assembleia Nacional da Guiné-Bissau, ocorrida em 2023 pelo presidente Umaro Sissoco Embaló.

Durante a sua intervenção dirigida à diáspora guineense, Simões Pereira expressou preocupações relacionadas com a sua segurança ao considerar o regresso, mas sublinhou que é seu dever prosseguir com a luta política. O ex-primeiro-ministro afirmou que a sua motivação para se candidatar se mantém, mesmo diante das adversidades.

Em resposta ao anúncio, o presidente Embaló garantiu que Simões Pereira poderia voltar ao país sem enfrentar problemas, mas fez um alerta, advertindo-o a não contestar os resultados das eleições agendadas para Novembro. Caso avance com a sua candidatura, esta representará a quarta tentativa de Simões Pereira de alcançar a presidência da Guiné-Bissau.

Recomendado para si:  Jair Bolsonaro condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado