Seis irmãos foram detidos na cidade da Beira, província de Sofala, acusados de assassinarem a sua irmã, Helena Chutale, de 43 anos, supostamente devido ao seu envolvimento em práticas de feitiçaria.
O crime ocorreu na manhã de sábado (23), tendo gerado uma onda de indignação entre os residentes locais.
De acordo com relatos, os irmãos teriam torturado Helena, amarrando-a para forçá-la a confessar alegados actos de feitiçaria que teriam prejudicado a família. A filha da vítima, que assistiu ao brutal ataque, revelou que tentou pedir ajuda, mas foi impedida pelos tios.
O marido de Helena estava ausente no momento do crime. A tortura cessou apenas quando a vítima deixou de gritar, tendo desmaiado em consequência das agressões. Após o ocorrido, a criança conseguiu mobilizar vizinhos para transportar a mãe ao hospital, embora a vítima tenha passado previamente pela esquadra da polícia.
Inicialmente, os irmãos deveriam ser ouvidos pela polícia no domingo, mas não se apresentaram. Na manhã de segunda-feira, as autoridades utilizaram meios coercivos para proceder à detenção dos indiciados, que se encontravam na quarta esquadra, localizada no bairro da Munhava.
A detenção levou a um tumulto em frente à esquadra, com populares a exigirem a libertação dos suspeitos, prontos para fazer justiça com as suas próprias mãos. A intervenção eficaz da polícia, através de diálogo e medidas de contenção, conseguiu dispersar a multidão.
As autoridades policiais prometeram dar declarações sobre o caso em momento oportuno.