Agências humanitárias alertam que cortes no financiamento e a violência jihadista incessante geram uma combinação devastadora para a insegurança alimentar na Nigéria.
A Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um alerta sobre a grave crise de fome que afecta o norte da Nigéria, onde mais de cinco milhões de crianças estão a sofrer de desnutrição aguda. Esta região, que paradoxalmente representa o coração agrícola do país, enfrenta uma situação alarmante.
No nordeste da Nigéria, que inclui o estado de Borno, mais de um milhão de pessoas estão a passar fome. De acordo com Margot van der Velden, directora regional para a África Ocidental do Programa Alimentar Mundial (PAM), cerca de 31 milhões de nigerianos necessitam de assistência urgente para sobreviver.
“Estamos a enfrentar uma situação crítica, justamente quando os fundos para a África Ocidental estão a diminuir”, salientou Margot van der Velden.