Sociedade Ministério da Agricultura intervém em navio com madeira suspeita no porto da...

Ministério da Agricultura intervém em navio com madeira suspeita no porto da Beira

O Ministério da Agricultura de Moçambique bloqueou a saída de um navio do porto da Beira devido à suspeita de que a sua carga inclui madeira proveniente de abate ilegal, destinada à exportação para a China.

Segundo informação divulgada pelo jornal independente “O País”, a intervenção do Ministério resultou de um aviso anónimo que alertava para a presença de 111 contentores de madeira a bordo do navio, contendo toras não processadas.

Segundo a legislação moçambicana, a exportação de toras é proibida, permitindo-se apenas a exportação de madeira que tenha sido, pelo menos, minimamente processada.

Após receber a denúncia, o Ministério mobilizou uma equipa multi-sectorial para verificar o conteúdo dos contentores. Relatos do “O País” indicam que não foram detectadas anomalias nos primeiros três contentores inspeccionados.

O navio estava previsto para iniciar a sua viagem em direcção à China por volta das 13:00 horas de quinta-feira. No entanto, a intervenção do Ministério assegurou que essa partida não se concretizasse.

As operações de descarregamento dos contentores e inspecção do seu conteúdo tiveram início às 17:00 horas. Os proprietários da carga afirmaram que a madeira foi carregada na presença das autoridades competentes e que os contentores passaram por um scanner electrónico.

Recomendado para si:  Samaria Tovela incentiva jovens a valorizar história nacional em visita a monumentos de Tete