Internacional Deslizamento de terras na Guiné-Conacri causa pelo menos 15 mortos

Deslizamento de terras na Guiné-Conacri causa pelo menos 15 mortos

Pelo menos 15 pessoas perderam a vida num deslizamento de terras ocorrido nos arredores da capital guineense, após intensas chuvas, segundo informações das autoridades locais.

O incidente, que se deu na comuna de Manéah, na transição da noite de quarta para quinta-feira, afectou várias habitações situadas no sopé do monte Kakoulima, uma área reconhecida pelo seu terreno instável e susceptível a deslizamentos.

O Ministério do Urbanismo, Habitação e Ordenamento do Território manifestou, através da rede social Facebook, o empenho do Governo em prestar toda a assistência necessária às famílias impactadas: “Neste momento difícil, o Governo continua totalmente empenhado em ajudar as famílias afectadas.”

Relatos da Agência Nacional de Gestão de Emergências e Catástrofes Humanitárias (ANGUCH) revelam que cinco dos corpos ainda não foram identificados. As identidades e idades dos restantes dez mortos já estão confirmadas.

Imagens captadas por meios de comunicação locais mostram uma grua e efectivos das forças de segurança, incluindo a polícia e o exército, juntamente com a Cruz Vermelha, que se deslocaram ao local para apoiar as operações de resgate.

Recomendado para si:  Bolsonaro convocado a explicar suspeitas de coação e planeamento de fuga

O ministro Mory Condé, presente na cena da tragédia, afirmou à imprensa que serão analisadas medidas preventivas para evitar a repetição do sucedido: “Como podem ver, parte da montanha desabou devido ao efeito das chuvas e inundou casas. Tomaremos todas as medidas necessárias para evitar que isto volte a acontecer.”

Até ao momento, pelo menos dez feridos foram resgatados com vida e encaminhados para um hospital nas imediações, enquanto continuam as operações de busca e salvamento, num contexto em que um número significativo de pessoas permanece desaparecido.