A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) foi oficialmente encerrada pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, após seis décadas de intervenção no campo do desenvolvimento internacional.
Esta decisão insere-se na política de contenção financeira da administração federal, que visa reduzir despesas públicas.
A USAID foi criada em 1961, a partir da aprovação da Lei da Assistência Externa pelo Congresso dos EUA, com a assinatura do então Presidente John F. Kennedy, que a estabeleceu como uma agência independente, unindo diversas entidades sob um único organismo federal. Desde a sua fundação, a missão da USAID centrou-se em estabelecer parcerias com países em desenvolvimento, com o objectivo de erradicar a pobreza extrema e fomentar sociedades resilientes e democráticas.
No entanto, a administração Trump manifestou a sua insatisfação com os resultados obtidos ao longo dos anos, afirmando que existem “pouco para mostrar” em relação ao trabalho da agência. O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciou que a USAID e os seus programas restantes serão integrados no Departamento de Estado até à próxima terça-feira.