Capa Sofala intensifica medidas de prevenção contra cólera para controlar surto

Sofala intensifica medidas de prevenção contra cólera para controlar surto

As autoridades de saúde da província de Sofala anunciaram o fortalecimento dos métodos de prevenção da cólera nos terminais ferroviários da Beira, Dondo, Cheringoma, Muanza, Marromeu e Caia. 

Esta iniciativa visa interromper a transmissão da doença, que tem afectado os distritos de Marromeu e Muanza.

A informação foi disponibilizada na Beira, onde Edgar Meque, chefe do Departamento de Saúde Pública de Sofala, explicou que foram instalados pontos de lavagem de mãos para os passageiros, com o intuito de minimizar a contaminação durante as operações de embarque e desembarque.

Meque destacou que o plano de acção inclui também a sensibilização nos estabelecimentos de ensino, com foco na educação sobre higiene individual e colectiva. “Com o apoio dos sectores das Obras Públicas, Educação e Cultura, e outros parceiros locais, está a ser feita a distribuição de purificadores de água nas áreas afectadas para garantir a segurança hídrica da população”, afirmou.

O chefe do departamento ainda salientou a importância da educação sanitária, que está a ser promovida através de actores comunitários, bem como a distribuição de kits de higiene essenciais para a prevenção da transmissão da cólera.

Recomendado para si:  Subida do caudal do rio Maputo ameaça isolar comunidades em Matutuíne

Adicionalmente, foram distribuídos kits para teste de água em quase todos os distritos como uma medida de reforço no tratamento da água potável, em resposta à detecção de fontes impróprias para consumo.

Meque recordou que, inicialmente, o distrito de Marromeu era o principal foco da cólera, mas recentemente o distrito de Muanza começou a apresentar casos de diarreia. Até à data, foram registados cerca de 247 casos de cólera na província, resultando em cinco óbitos — três em Marromeu e dois em Muanza. Actualmente, há 13 pacientes internados no primeiro distrito, enquanto 234 doentes já receberam alta hospitalar.

“Estamos a assegurar o manejo adequado dos casos. Foram estabelecidos Centros de Tratamento de Diarreia nestes dois distritos para garantir o tratamento dos pacientes e a contenção de contaminações dentro das unidades sanitárias”, acrescentou.

Por fim, Meque fez um apelo à população para que siga rigorosamente as recomendações de higiene individual e coletiva, a fim de evitar surtos de doenças diarreicas que possam sobrecarregar o sistema de saúde e resultar em mortes.