Destaque Extremistas tentam atacar transporte de vacinas contra pólio em Mocímboa da Praia

Extremistas tentam atacar transporte de vacinas contra pólio em Mocímboa da Praia

Um ataque a um camião que transportava vacinas contra a poliomielite foi tentado por um grupo de alegados extremistas, segundo anunciou Sérgio Cipriano, administrador da região. 

O incidente ocorreu na Estrada Nacional 380 (N380) durante a segunda ronda da campanha nacional de vacinação contra a pólio, realizada na semana anterior.

O administrador explicou que, apesar da gravidade da situação, não houve registo de vítimas humanas, mas a viatura sofreu danos ligeiros, uma vez que o motorista não acedeu à ordem de paragem durante a tentativa de intercepção.

Os ataques insurgentes têm gerado um impacto significativo na vida das comunidades locais, afectando também o funcionamento de organizações não-governamentais e empresas que operam no distrito. A N380 é uma via vital, ligando os distritos de Macomia, Muidumbe, Mocímboa da Praia e Palma, e tem sido marcada por uma crescente insegurança.

Até Março de 2023, o distrito de Mocímboa da Praia contava com uma população de 118.115 habitantes, muitos dos quais deslocados devido à violência. Recentemente, muitos decidiram retornar às suas aldeias de origem, na sua maioria concentrados na sede distrital.

Recomendado para si:  Avarias na rede deixam mais de 300 mil clientes da EDM sem energia

A província de Cabo Delgado enfrenta desde 2017 uma rebelião armada que já causou milhares de mortes e uma crise humanitária, com mais de um milhão de pessoas deslocadas.

Os recentes movimentos de extremistas também têm sido registados na província vizinha de Niassa, onde, desde o início das hostilidades em 29 de Abril, pelo menos dois guardas florestais foram decapitados.