As autoridades de saúde moçambicanas informaram que o empreiteiro contratado para a reabilitação da morgue do Hospital Rural de Chicumbane, localizado no distrito de Limpopo, na província de Gaza, abandonou a obra e desapareceu.
Sérgio João, representante da Direcção Provincial de Saúde de Gaza, revela na edição do jornal “O País” que o empreiteiro responsável pela reabilitação da morgue, que se encontra fora de funcionamento há quatro anos, “recebeu o dinheiro e desapareceu”. Embora tenha fornecido informação sobre a situação, não foram divulgados o nome do empreiteiro nem o montante subtraído.
No entanto, João menciona que estão a ser encaminhados esforços para instalar uma nova morgue no centro de saúde de Mauawasse num prazo de duas semanas, com o objectivo de aliviar o sofrimento dos mais de 100 mil habitantes da região.
A ausência de instalações adequadas na morgue do Hospital Rural de Chicumbane força as famílias a manter os corpos dos seus entes queridos em casa ou a percorrer quase 25 quilómetros até ao hospital na capital provincial, Xai-Xai.