O Presidente israelita, Isaac Herzog, terá garantido ao Ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Antonio Tajani, que “Israel está pronto a aceitar as propostas dos mediadores americanos, egípcios e do Qatar para um cessar-fogo com o Hamas”.
A revelação foi feita por Tajani, após uma conversa telefónica com o homólogo israelita.
Durante a chamada, o chefe da diplomacia italiana abordou com o Presidente Herzog a escalada do conflito entre Israel e o Irão, bem como as graves consequências desta fase para as populações israelita e palestiniana. Tajani apresentou ainda as suas condolências pelas vítimas civis decorrentes dos recentes confrontos.
O Ministro Tajani manteve também contacto com o primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Muhammad Mustafa. Segundo uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros italiano, Tajani “confirmou a solidariedade e o apoio do Governo italiano à ANP, sobretudo nos fóruns multilaterais das Nações Unidas e da União Europeia”. Mustafa, por seu lado, agradeceu à Itália “pelas últimas evacuações médicas e pela assistência prestada, em primeiro lugar, às crianças palestinianas”.
A Itália tem desempenhado um papel activo na assistência humanitária, tendo acolhido 150 crianças palestinianas para tratamento médico e recebido 650 familiares e outros cidadãos palestinianos, com os voos mais recentes a ocorrerem na passada quarta-feira.