Onze indivíduos foram detidos recentemente no distrito costeiro de Mossuril, na província de Nampula, após serem encontrados na posse de mais de sessenta quilogramas de heroína e metanfetamina.
De acordo com informações divulgadas pelo jornal “Notícias”, a apreensão ocorreu nos postos administrativos de Lunga e Matibane, onde as drogas eram transportadas em motorizadas com destino à cidade de Nampula.
Dos detidos, dois são oriundos da Tanzânia, enquanto os restantes são moçambicanos. Alguns dos indivíduos afirmaram que adquiriram as substâncias a terceiros com o intuito de comercializá-las para garantir o seu sustento. Um dos cidadãos estrangeiros alegou ter chegado ao país como turista, utilizando uma viatura pertencente ao seu irmão, sem conhecimento da presença das drogas no interior do veículo.
Entre os moçambicanos detidos, destacam-se dois funcionários públicos: um motorista do Conselho Municipal de Monapo e um trabalhador do INAMAR, instituição responsável pela fiscalização e legalização de embarcações na faixa costeira.
A porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), Enina Tsinine, informou que o motorista foi apanhado em flagrante delito em Lunga, quando tentava transportar as drogas para a cidade de Nampula, onde planeava entregá-las a terceiros.