Economia Moçambique solicita reforço do apoio da Visão Mundial para expansão de projectos...

Moçambique solicita reforço do apoio da Visão Mundial para expansão de projectos sociais no país

O governo moçambicano solicitou à Visão Mundial, uma organização não-governamental de carácter filantrópico, que mantenha e amplie o seu apoio em diversos sectores cruciais como saúde, nutrição, educação, água e saneamento, bem como na protecção infantil, com especial ênfase nos programas que impactam significativamente mais províncias do país.

Este pedido foi realizado pelo Presidente da República, Daniel Chapo, durante uma audiência com o director regional da Visão Mundial para a África Austral, Matthew Pickard, que se realizou na passada quinta-feira (18), na capital moçambicana.

Durante a reunião, a Visão Mundial reafirmou o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de Moçambique, assinalando os avanços obtidos ao longo dos seus 41 anos de actividade no país. Maria Carolina da Silva, directora da organização em Moçambique, destacou que o encontro também serviu para felicitar o governo pela celebração do 50º aniversário da independência nacional, que ocorrerá na próxima semana.

A Visão Mundial tem implementado uma variedade de projectos, com um foco particular nas áreas de saúde, água e saneamento, educação e nutrição. O Presidente, segundo Carolina da Silva, reconheceu a relevância das acções desenvolvidas pela organização nas províncias de Nampula e Zambézia, onde o apoio a programas de lanche escolar e a luta contra a malária têm sido significativos.

Recomendado para si:  Moçambique aumenta despesa pública e prevê défice de 113 mil milhões no Orçamento do Estado

Nesse sentido, Daniel Chapo incentivou a organização a estender a sua a actuação a outras regiões do país. Carolina da Silva referiu que a Visão Mundial já actua nas províncias meridionais de Gaza, bem como nas centrais de Tete e Zambézia, e nas nortenhas Nampula e Cabo Delgado. A dirigente sublinhou a disposição da organização em avaliar a viabilidade da ampliação das suas acções em coordenação com parceiros nacionais e internacionais.

Presente em Moçambique há mais de quatro décadas, a Visão Mundial tem focado as suas iniciativas na protecção da criança, no desenvolvimento comunitário e no fortalecimento da resiliência das famílias mais vulneráveis.