Economia Moçambique junta-se à Missão 300 para expandir acesso à electricidade até 2030

Moçambique junta-se à Missão 300 para expandir acesso à electricidade até 2030

Moçambique integrou a Iniciativa Missão 300, um programa ambicioso que visa aumentar a electrificação da África Subsaariana e garantir acesso à electricidade a 300 milhões de pessoas até 2030. 

A revelação foi feita pelo Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Estevão Pale, durante a Reunião Anual do Grupo de Trabalho do Sector de Energia, realizada na semana passada na capital moçambicana.

O Ministro sublinhou a importância do comprometimento do governo e dos seus parceiros de cooperação com os objectivos estratégicos do sector energético em Moçambique, de forma a alcançar as metas estabelecidas pela iniciativa. “Os resultados do trabalho conjunto entre o governo e os seus parceiros são evidentes. A taxa de acesso à electricidade em Moçambique aumentou de 30% em 2018 para 61% em 2023, com um recorde de mais de 500 mil novas ligações realizadas num único ano, sendo 70% através da rede nacional e 30% através de soluções off-grid”, declarou.

Estevão Pale acrescentou que os parceiros do governo desempenham um papel crucial em diversas áreas, incluindo a promoção de soluções de cozinha limpa por meio de mecanismos de financiamento climático, o fortalecimento da participação de energias renováveis na matriz energética nacional e a expansão equitativa do acesso à energia em regiões rurais e urbanas.

Recomendado para si:  Governo assegura que funcionários fantasmas não constituem encargo para o Estado