Economia EMOSE regista crescimento recorde de lucros com estratégia de eficiência em 2024

EMOSE regista crescimento recorde de lucros com estratégia de eficiência em 2024

A EMOSE, a maior companhia de seguros de Moçambique e de capital público, alcançou um lucro líquido de 368,1 milhões de meticais, equivalentes a 5,7 milhões de dólares ao câmbio actual. 

Este resultado representa um incremento significativo face aos 43,4 milhões de meticais, ou 673,2 mil dólares, obtidos no ano anterior.

Num comunicado oficial, a empresa destacou que as medidas implementadas ao longo de 2024, com ênfase na gestão prudente, selecção criteriosa de riscos, redução de custos operacionais e digitalização de processos, foram fundamentais para a consolidação dos seus rácios financeiros.

Janfan Abdulai, presidente da EMOSE, comentou que os resultados obtidos são “confortantes e promissores”, atendendo aos objectivos definidos pela companhia. O relatório do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM) aponta que a EMOSE lidera o mercado nacional de seguros.

A empresa também alertou que as suas apólices de seguros não cobrem danos a instituições públicas e privadas durante os tumultos pós-eleitorais, apesar das solicitações de alguns clientes. “É importante ressaltar que, segundo a apólice, manifestações causadas por eventos políticos não estão cobertas.

Recomendado para si:  Governo assegura que funcionários fantasmas não constituem encargo para o Estado

O contexto actual do sector de seguros em Moçambique exige uma postura proativa, informada e estrategicamente ajustada às dinâmicas do mercado”, afirmou Abdulai.