A morgue do Centro de Saúde de Moamba, na província de Maputo, encontra-se inoperacional, obrigando diversas famílias a deslocarem-se a unidades sanitárias distantes para a conservação de corpos.
Este centro de saúde, que atende milhares de utentes da vila e das áreas rurais circundantes, enfrenta grandes desafios devido à avaria da câmara frigorífica, que tem capacidade para conservar até cinco corpos. A população local relata que esta situação tem causado enormes dificuldades, sobretudo em momentos de luto.
Informações apuradas revelam que a morgue não funciona há quatro anos, sem que as autoridades locais tenham conseguido encontrar uma solução que minimize as consequências desta avaria.
Em declaração à imprensa, Camacho Duarte, director do Centro de Saúde de Moamba, afirmou que a morgue está em processo de reabilitação e assegurou que o seu funcionamento será restabelecido ainda esta semana. “Neste momento estamos no processo de reabilitação de todas as gavetas e já se fez todo levantamento e dentro desta semana, segundo a empresa adjudicada as obras, poderá montar e fazer posteriormente a entrega da morgue”, afirmou Duarte.