Capa Polícia expulsa ex-guerrilheiros da sede nacional da Renamo

Polícia expulsa ex-guerrilheiros da sede nacional da Renamo

A polícia moçambicana realizou a recuperação da sede nacional da Renamo, localizada em Maputo, após confrontos com ex-guerrilheiros que protestavam no local.

A operação, marcada por disparos e uso de gás lacrimogéneo, resultou em pelo menos uma pessoa ferida.

Por volta das 13h50, a Unidade de Intervenção Rápida (UIR) entrou na sede, enquanto os disparos se faziam ouvir, provocando o pânico nas imediações da avenida Ahmed Secou Touré, que havia sido previamente encerrada ao trânsito pelas autoridades.

A intervenção policial foi prolongada, com os elementos da UIR a vasculharem as várias divisões do edifício, forçando os ex-guerrilheiros a deixarem o espaço. Durante a operação, um dos manifestantes saiu visivelmente ferido, apesar das instruções para uma intervenção pacífica.

Os protestos dos desmobilizados da Renamo, que exigem a saída do actual presidente do partido, Ossufo Momade, iniciaram-se a 15 de Maio, com cerca de cinquenta ex-guerrilheiros a ocuparem a sede.

A operação que durou aproximadamente 30 minutos, culminou na remoção dos manifestantes para um autocarro posicionado nas proximidades, sendo incerto o destino destes indivíduos.

Recomendado para si:  TPM-TUR lança rota internacional Maputo-Nelspruit