Destaque Novo ataque em Muidumbe faz 11 mortos entre militares moçambicanos

Novo ataque em Muidumbe faz 11 mortos entre militares moçambicanos

O grupo terrorista que opera na província de Cabo Delgado desde 2017 anunciou, através de meios de propaganda do Estado Islâmico, ter assassinado 11 membros das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) durante um ataque à sua base nas imediações da aldeia Miangalewa, no distrito de Muidumbe.

A informação foi divulgada no sábado, dia 10, pela publicação “Carta de Moçambique”, que cita fontes locais. Segundo relatos, na última quinta-feira, dia 8, ocorreram intensos tiroteios nas proximidades de uma posição militar, levando a população local a abandonar suas casas e procurar refúgio na aldeia Chai, no distrito de Macomia.

Este deslocamento forçado foi motivado pelos confrontos e pela crescente insegurança na área. As aldeias Miangalewa e Chai são separadas pelo rio Messalo, o que representa um desafio adicional para os deslocados.

Este ataque marca a segunda ofensiva terrorista contra as unidades militares em apenas uma semana, resultando em baixas significativas para as tropas governamentais e seus aliados. Na semana passada, o grupo terrorista também reivindicou a morte de três militares ruandeses, que foram emboscados nas proximidades da aldeia Ntotwe, no distrito de Mocímboa da Praia.

Recomendado para si:  Cabo Delgado: Forças locais abatem 18 supostos terroristas em Muidumbe