Moçambique apelou a um reforço da colaboração entre a União Africana (UA) e a União Europeia (UE) na prevenção de conflitos e no combate ao terrorismo e extremismo violento.
A afirmação foi feita pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Comunidade Moçambicana no Exterior, Maria de Fátima Manso, durante a sua intervenção na 3ª Reunião Ministerial entre a UE e a UA, realizada em Bruxelas.
No seu discurso, Manso sublinhou a importância de investir em esforços que promovam uma abordagem eficaz para enfrentar estas questões, especialmente no âmbito da Arquitectura Africana de Paz e Segurança, que serve como um alicerce fundamental para a construção de uma paz duradoura no continente africano. “Neste momento histórico, em que a parceria entre a UE e UA celebra 25 anos, devemos empreender acções concretas”, afirmou a diplomata.
A reunião, co-presidida pela Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas, pelo Ministro das Relações Exteriores de Angola, Tete António, e pelo Presidente da Comissão da UA, Mahmoud Ali Youssouf, contou com a participação de 68 ministros das relações exteriores de diversas nações africanas e europeias. O encontro abordou temas cruciais como paz, segurança, governação, multilateralismo e migração.
Maria de Fátima Manso enfatizou também a necessidade de dar assistência humanitária a deslocados e refugiados, bem como à população afectada pelas ameaças à paz e segurança. A representante moçambicana partilhou as consequências devastadoras das acções terroristas em Cabo Delgado, que afectam tanto as comunidades locais como as infraestruturas económicas e sociais da região.
A Secretária de Estado expressou gratidão pelo apoio dos países membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), de Ruanda e da União Europeia na luta contra o terrorismo. Manso reconheceu ainda a liderança do Presidente da República, Daniel Chapo, na promoção de um diálogo inclusivo, visando reformas que contribuam para a estabilidade e o fortalecimento da democracia em Moçambique.
Nos próximos dias, Maria de Fátima Manso participará na 119ª sessão do Conselho de Ministros da Organização dos Estados Membros da África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), onde será discutido o estado de implementação das decisões anteriores e a reestruturação do secretariado da organização.
A Secretária de Estado esteve acompanhada pelas embaixadoras de Moçambique na Etiópia e no Reino da Bélgica, Ana Nemba Uaiene e Berta Cossa, respetivamente.