Um homem foi detido no distrito de Gondola, na província de Manica, por tentativa de venda do seu próprio filho, um menino de sete anos.
O incidente ocorreu na localidade de Amatongas Socel, onde o valor da negociação estava fixado em 100 mil meticais.
O detido, que é pai do menor, procurou um cliente para concretizar a venda sem o conhecimento da esposa, mãe da criança.
Segundo o chefe de departamento das relações públicas da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Manica, Mouzinho Manasse, a detenção do indivíduo foi facilitada por uma denúncia feita por um cidadão, que se fez passar por comprador.
“Ele já vinha, há uma semana, à procura de um comprador. Quando a situação chegou ao conhecimento das pessoas, um cidadão disfarçou-se de cliente e alertou a polícia, que prontamente deteve o suposto vendedor”, explicou Manasse.
O pai, em interrogatório, alegou que a sua decisão de vender o filho foi motivada por uma força maligna. “Reconhece estar arrependido, mencionando que falava sobre a venda da criança apenas quando se encontrava sob efeito de álcool. Verificou-se que estava realmente à procura de alguém que lhe desse 100 mil meticais em troca do filho”, revelou.
A esposa do acusado ficou surpresa ao saber do crime, já que só tomou conhecimento da situação quando a polícia interveio. “Ela expressou a sua repulsa pela ação do marido e solicita que ele seja responsabilizado legalmente”, acrescentou Manasse.
A polícia informou que já foi iniciado um processo-crime contra o indivíduo, que poderá ser formalmente acusado de tráfico de seres humanos. “Como força de segurança, cumprimos com a nossa responsabilidade e o indiciado será levado a tribunal para responder pela prática deste crime”, concluiu o porta-voz.