Capa Casal forja identidade de falecido e é detido ao tentar levantar dinheiro...

Casal forja identidade de falecido e é detido ao tentar levantar dinheiro em Nampula

Na cidade de Nampula, um casal foi detido na 1ª esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM) sob a acusação de falsificar documentos de um falecido, que era o padrasto da mulher e um antigo combatente. 

Através desta fraude, o casal teria conseguido apoderar-se de mais de 100 mil meticais.

O crime, que ocorreu em Agosto do ano passado, levou os indiciados a orquestrarem uma fuga para Nampula, onde acabaram por ser detidos. A informação foi divulgada pela porta-voz da PRM em Nampula, Rosa Nilza Chaúque, que explicou que os indivíduos foram capturados enquanto tentavam levantar 50 mil meticais numa agência bancária da cidade.

“A nível da província de Nampula, foram detidos dois indivíduos, um deles proveniente da província de Cabo Delgado. Esta cidadã falsificou a documentação do seu padrasto falecido, que era um antigo combatente, e dirigiu-se a uma agência bancária, onde levantou um total de 128 mil meticais. Ela estava em coautoria com um dos seus comparsas, que se encontra em fuga. Após os levantamentos, deslocaram-se à cidade de Nampula, onde tentavam levantar mais 50 mil meticais”, detalhou Rosa Nilza Chaúque.

Recomendado para si:  LAM readmitida na Comunidade Internacional de Aviação

A detenção do casal foi possibilitada após uma denúncia de pessoas próximas, que desconfiaram das actividades suspeitas. Em entrevista, um dos indiciados relatou que foi aliciado pelo seu cunhado a participar no crime, afirmando que aceitara por necessidade financeira: “Fui solicitado para testemunhar que vinha do distrito de Pemba para levantar dinheiro de um falecido que era meu tio. Eu aceitei porque precisava de dinheiro para ajudar os meus filhos a estudar. Agora estou muito arrependido.”

A mulher, de 31 anos, confessou ter agido como procuradora, explicando que apenas falsificou o bilhete de identidade do seu padrasto falecido, com o intuito de levantar dinheiro. “O objectivo era levantar dinheiro, mas eu não me beneficiei do valor”, afirmou.