Internacional Mais de 50 detidos na Turquia em investigação relacionada com presidente da...

Mais de 50 detidos na Turquia em investigação relacionada com presidente da câmara de Istambul

Mais de cinquenta pessoas foram detidas na Turquia no âmbito de uma investigação de corrupção que envolve o presidente da Câmara de Istambul, Ekrem Imamoglu, um dos principais opositores do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. 

O Ministério Público de Istambul anunciou que foram emitidos mandados de captura para 53 indivíduos, dos quais 47 foram já detidos, em acções realizadas em Istambul e Ancara.

Ekrem Imamoglu, que se encontrou na mira das autoridades desde a sua detenção em 19 de Março e subsequente prisão em 25 de Março sob acusações de corrupção, é uma figura central no cenário político turco, especialmente num momento em que se esperava que fosse nomeado pelo seu partido, o CHP, como candidato às próximas eleições presidenciais.

Entre os detidos encontram-se a chefe de gabinete de Imamoglu, Kadriye Kasapoglu, o irmão da sua mulher, Dilek Imamoglu, além do director da autoridade das águas e antigos funcionários da autarquia.

A agência de notícias Bir Gün, alinhada com a oposição, relatou que, durante a manhã, as autoridades realizavam buscas nas residências dos detidos em várias localidades, incluindo Istambul, Ancara e Tekirdag, no noroeste do país.

Recomendado para si:  Presidente do Madagáscar alerta para tentativa de tomada forçada do poder