Capa Explosão em porto no Irão provoca pelo menos quatro mortos e mais...

Explosão em porto no Irão provoca pelo menos quatro mortos e mais de 500 feridos

Uma forte explosão no porto de Shahid Rajai, situado perto da cidade de Bandar Abbas, no sul do Irão, resultou em pelo menos quatro mortos e mais de 500 feridos, de acordo com o balanço atualizado das autoridades iranianas.

Babak Mahmoudi, chefe das operações de ajuda do Crescente Vermelho iraniano, confirmou as fatalidades em declarações à televisão estatal do Irão, conforme relatado pela agência de notícias France-Presse. “Infelizmente, pelo menos quatro mortes foram confirmadas pelos socorristas”, afirmou.

A explosão provocou um incêndio de grandes proporções que, até ao momento, os serviços de emergência ainda estão a tentar controlar, necessitando até do apoio de helicópteros para debelar as chamas. A televisão estatal iraniana apresentou imagens de uma densa nuvem negra sobre o porto e cenas de pânico na área, destacando que a força da explosão foi tão intensa que danificou edifícios e veículos nas imediações, tendo sido ouvida a mais de 10 quilómetros de distância.

O incidente ocorreu na zona alfandegária do porto, e as causas ainda não foram esclarecidas. A alfândega do porto de Shahid Rajai indicou que “é altamente provável que a explosão tenha tido origem num depósito de produtos perigosos e químicos localizado na zona portuária”.

Recomendado para si:  FIFA Apresenta bola oficial do Campeonato do Mundo de 2026

O governador da província de Hormozgan, Mohammad Ashuri, informou que “a origem da explosão ainda é desconhecida”, mas mencionou a possibilidade de envolvimento de alguns contentores, sem fornecer mais detalhes.

O primeiro vice-presidente do Irão, Mohamed Reza Aref, ordenou “uma investigação imediata e completa para determinar a causa exata do acidente e a extensão dos danos”. Em resposta à emergência, as atividades portuárias foram suspensas para permitir que as forças de segurança e de socorro controlem a situação.