A estrada Majune/Mavago, uma das principais vias de acesso na província do Niassa, reabriu no sábado ao trânsito rodoviário após meses de interrupção.
A estrada esteve bloqueada desde Novembro do ano passado devido à destruição da ponte sobre o rio Lochesse, que foi severamente danificada por um camião que transportava fertilizantes.
Para permitir a circulação de veículos, foi instalada uma ponte móvel, cedida pelo Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), em colaboração com a Administração Nacional de Estradas (ANE).
Esta solução provisória visa garantir a continuidade do transporte e das actividades económicas na região enquanto se procura uma solução definitiva para a reconstrução da ponte, que tem cerca de noventa metros de comprimento.
O delegado provincial da ANE no Niassa, Oreste Zezela, fez um apelo aos utentes da estrada para respeitarem o limite máximo de peso de dez toneladas sobre a ponte provisória. “Vamos carregar razoavelmente segundo as normas, para garantir que esta infra-estrutura se mantenha durável enquanto encontramos uma solução definitiva para esta ponte,” afirmou Zezela.