O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez declarações contundentes nas redes sociais, onde acusou o Irã de ser responsável pelos recentes ataques realizados pelo grupo rebelde Houthi, que opera no Iémen, contra embarcações norte-americanas.
Através de um comunicado publicado na plataforma Truth, Trump afirmou que o Irã está por detrás de cada movimentação terrorista dos Houthis, alegando que o regime fornece armas, financiamento e “equipamento militar altamente sofisticado”.
Trump enfatizou que, a partir daquele momento, “cada tiro disparado pelos Houthis será interpretado como um tiro disparado com as armas e sob a liderança do Irã”.
O ex-presidente alertou que “não se deixem enganar”: os ataques, que ele descreveu como sendo perpetrados por “mafiosos e bandidos sinistros” no Iémen, são, segundo ele, instigados directamente pelo regime iraniano, que estaria a perder a sua imagem de “vítima inocente” no contexto dos conflitos regionais.
O ex-líder americano foi ainda mais longe nas suas declarações, prometendo uma resposta contundente a quaisquer ataques ou retaliações adicionais por parte dos Houthis. “Qualquer ação adicional será recebida com grande força, e não há garantias de que essa força se limite a uma única retaliação”, alertou Trump, sublinhando a necessidade de responsabilizar o Irã pelas suas acções.