Destaque Desabamento de mina ilegal no Mali faz 48 mortos

Desabamento de mina ilegal no Mali faz 48 mortos

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

Um trágico acidente em uma zona de exploração ilegal de ouro, na região oeste do Mali, resultou na morte de pelo menos 48 pessoas, conforme relatado por várias fontes à agência de notícias France Presse (AFP).

As vítimas eram, na sua maioria, “mulheres jovens”, incluindo uma que “levava o seu filho às costas”, segundo as autoridades locais.

O incidente ocorreu em um garimpo ilegal de ouro à superfície de uma mina que, anteriormente, havia sido explorada por uma empresa chinesa. O Mali, embora se encontre entre os países mais pobres do mundo, é um dos principais produtores de ouro em África, e a exploração ilegal de minas tem sido uma prática recorrente na região.

Boubacar Keita, um responsável da associação de garimpeiros de Kenieba, explicou à AFP que “a tragédia aconteceu em Bilaly Koto” e destacou que “é um sítio ilegal. Há muita cumplicidade na exploração deste tipo de sítios na região.”

As operações de busca e resgate estão em curso, à medida que as autoridades tentam localizar possíveis sobreviventes e avaliar o impacto total do acidente.