Sociedade 19 dos 220 presos fugitivos são detidos após evacuação em Gorongosa

19 dos 220 presos fugitivos são detidos após evacuação em Gorongosa

A Polícia da República de Moçambique (PRM), na província de Sofala, confirmou a detenção de 19 dos 220 reclusos libertados durante uma manifestação na vila de Gorongosa, ocorrida no dia 3 de Fevereiro, data em que se celebravam os heróis moçambicanos. 

Além disso, sete manifestantes foram também detidos por incitação à violência e destruição de bens públicos.

A manifestação, que envolveu principalmente garimpeiros e moto-taxistas locais, resultou em actos de vandalismo e na libertação de um número significativo de reclusos que se encontravam sob custódia no comando distrital da polícia. Em resposta, as autoridades policiais informaram que, uma semana após os acontecimentos, conseguiram recapturar 19 dos reclusos que haviam sido soltos ilegalmente.

Dércio Chacate, porta-voz da PRM em Sofala, destacou que a situação na vila de Gorongosa está agora controlada. “Do trabalho desencadeado, 19 reclusos foram recapturados e sete contestatários detidos por incitarem estas manifestações violentas”, afirmou Chacate.

Além da recaptura dos reclusos, a PRM está a implementar uma campanha de sensibilização, apelando à população para denunciar os responsáveis por esses actos. “Este é o nosso foco. Vamos continuar a trabalhar para recapturar os outros indivíduos que se encontravam em situação reclusória”, acrescentou o porta-voz.

Recomendado para si:  Menina de oito anos é assassinada pelo tio em Maputo

Em outra operação, a polícia apresentou um indivíduo acusado de porte ilegal de arma de fogo. O detido, que pertence a uma empresa de segurança privada, é suspeito de ter roubado uma arma e utilizado a mesma para cometer furtos.

Chacate explicou que o suspeito foi encontrado e detido durante uma abordagem da polícia, embora o acusado tenha negado qualquer envolvimento criminal, alegando ter sido agredido por populares.

Destaques da semana