Destaque Pelo menos 15 mortos em debandada durante a Kumbh Mela na Índia

Pelo menos 15 mortos em debandada durante a Kumbh Mela na Índia

Uma tragédia abalou a Kumbh Mela, a maior peregrinação hindu do mundo, esta quarta-feira, quando uma debandada resultou na morte de pelo menos 15 pessoas e deixou várias outras feridas. 

O incidente ocorreu no norte da Índia, durante um dos momentos mais aguardados do festival, quando milhões de devotos se dirigiam para as águas sagradas dos rios Ganges e Yamuna.

Um médico do hospital de campanha montado no recinto do festival, que preferiu manter o anonimato, confirmou à agência de notícias France-Presse (AFP) que “temos pelo menos 15 mortos até ao momento”. A emissora indiana NDTV reportou também que aproximadamente 30 pessoas ficaram feridas na confusão que se seguiu à debandada. As autoridades locais, até ao momento, não divulgaram números oficiais sobre o ocorrido.

Yogi Adityanath, o chefe do governo do estado de Uttar Pradesh, fez um apelo urgente aos peregrinos, pedindo-lhes que evitem a confluência dos dois rios sagrados. “A segurança dos devotos deve ser a prioridade”, afirmou o governante.

Testemunhas relataram que, logo após o acidente, socorristas e fiéis se mobilizaram para transportar as vítimas, algumas das quais estavam inconscientes, para as ambulâncias que aguardavam no local. O incidente ocorreu pouco depois das 02h00, hora local, quando a multidão se preparava para o primeiro mergulho ritual do dia.

Recomendado para si:  Primeiro-Ministro francês Sébastien Lecornu demite-se após apenas 27 dias

Eventos religiosos na Índia têm historicamente estado associados a tragédias, com debandadas frequentemente resultando em mortes. Em Julho passado, mais de 120 pessoas perderam a vida durante um encontro em Uttar Pradesh, onde mais de 250 mil fiéis se reuniram para ouvir um famoso pregador hindu.

A Kumbh Mela, que ocorre uma vez a cada 12 anos, é considerada o maior encontro religioso do planeta, atraindo dezenas de milhões de fiéis de todo o país e do estrangeiro. A edição de 2025 foi anunciada como uma edição recorde, com previsões de mais de 400 milhões de participantes. Os rituais de banho realizados durante o festival, acreditam os hindus, permitem a purificação dos pecados e a libertação do ciclo de renascimento.

Na edição anterior, em 2013, o festival foi marcado pela morte de 36 pessoas em um grande movimento de pessoas na estação de Prayagraj. Em 1954, mais de 400 pessoas morreram em um único dia, devido a debandadas e afogamentos.