Destaque EUA vão deportar mais de um milhão de imigrantes, incluindo moçambicanos

EUA vão deportar mais de um milhão de imigrantes, incluindo moçambicanos

O recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumpre uma das promessas de campanha com o lançamento da maior operação de deportação de cidadãos ilegais da história do país.

O Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE) divulgou que um total impressionante de 1.445.549 indivíduos indocumentados estão na lista para deportação, entre os quais se encontram 14 cidadãos moçambicanos.

A lista de deportação destaca a diversidade dos países de origem dos cidadãos indocumentados, com a Nigéria (3.690), Gana (3.228) e a República Democrática do Congo (1.068) a figurarem entre as nações africanas mais representadas. Esta operação assinala uma nova fase na política de imigração dos EUA, que tem sido reforçada desde a administração Trump.

Num comunicado oficial, o ICE afirmou que está a trabalhar diligentemente “para remover cidadãos indocumentados dos Estados Unidos, uma vez que estejam sujeitos a ordens finais de remoção em tempo hábil”. O governo dos EUA reitera que “todos os países são obrigados a aceitar o regresso dos seus cidadãos e nacionais que não são elegíveis para permanecer nos Estados Unidos”.

Recomendado para si:  Vagas de emprego do dia 20 de Outubro de 2025

Além disso, os EUA sublinham que a falta de cooperação por parte dos países na aceitação do regresso dos seus nacionais poderá levar à classificação desses países como “não cooperantes” ou em risco de “não cumprimento”. Neste momento, a lista de países considerados não cooperantes inclui 15 nações, entre as quais se destacam o Butão, a Birmânia, Cuba, a República Democrática do Congo, a Eritreia, a Etiópia, Hong Kong, a Índia, o Irão, o Laos, o Paquistão, a República Popular da China, a Rússia, a Somália e a Venezuela.