Destaque Polícia da Geórgia detém 107 pessoas após suspensão de adesão à UE

Polícia da Geórgia detém 107 pessoas após suspensão de adesão à UE

Pela segunda noite consecutiva, a capital georgiana foi palco de intensos confrontos entre manifestantes pró-europeus e as forças de segurança. 

Troops de choque da polícia utilizaram gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar milhares de cidadãos que se reuniram em frente ao Parlamento em protesto contra a decisão do governo de adiar as negociações de integração com a União Europeia.

O protesto, que se intensificou no último sábado, 30 de Novembro, resultou na detenção de 107 pessoas ao longo do dia. O Ministério do Interior da Geórgia justificou as detenções, alegando que estavam relacionadas com “desobediência às ordens da polícia” e “actos de vandalismo”.

A tensão aumentou após a prisão de cerca de 40 manifestantes na noite anterior, quando uma operação policial violenta dispersou a manifestação.

A convocação para os protestos partiu da oposição pró-europeia, que defende a necessidade urgente de aproximação da Geórgia à União Europeia.

Os manifestantes expressam a sua indignação face ao aparente retrocesso nas negociações, que consideram essenciais para o futuro político e económico do país.

Recomendado para si:  Moçambicano julgado em Joanesburgo pelo assassinato do DJ Warras

Destaques da semana