Sociedade 161 casos de cólera registados e quatro óbitos em Nampula

161 casos de cólera registados e quatro óbitos em Nampula

Desde o início do surto de cólera no distrito, foram contabilizados 161 casos cumulativos da doença, conforme revelou à imprensa o director provincial da saúde, Fernando Mitano. 

O aumento das ocorrências tem gerado preocupação, especialmente com a chegada da época chuvosa.

“Destes 161 casos de cólera, infelizmente, registámos quatro óbitos, três na comunidade e um no centro de saúde. Esta situação é uma grande preocupação para nós, pois a propagação está circunscrita principalmente nas comunidades da vila de Nametil”, afirmou Mitano. Neste momento, nove pacientes encontram-se internados no centro de tratamento da cólera situado em Nametil.

O director provincial assegurou que o centro de tratamento está equipado para lidar com a situação. “Temos um centro de tratamento da cólera onde internamos e tratamos os pacientes. As pessoas estão a receber alta e temos medicamentos suficientes, além de técnicos disponíveis 24 horas por dia”, explicou. É importante ressaltar que esta unidade é a única activa no distrito, o que eleva a necessidade de monitorização constante.

Segundo o último relatório do Ministério da Saúde, que abrange o período de 1 de Outubro de 2023 até 14 de Julho, o país registou um total acumulado de 16.506 infectados e 38 mortes, mantendo uma taxa de letalidade de 0,2%. Dentre os casos, a província de Nampula reportou 5.658 infecções e 15 óbitos, seguida por Tete com 2.873 casos e 10 mortes, e Cabo Delgado com 2.327 casos e uma morte.

Recomendado para si:  Índia entrega a Moçambique mais de duas toneladas de medicamentos

A cólera, provocada pela ingestão de alimentos e água contaminados devido à falta de redes de saneamento, é uma doença tratável que pode levar à morte por desidratação se não for tratada rapidamente.