Destaque Ataque em Beirute provoca 29 mortos e dezenas de feridos

Ataque em Beirute provoca 29 mortos e dezenas de feridos

O bairro de Basta, no centro da capital libanesa, foi alvo de um ataque aéreo israelita no passado sábado, resultando na morte de pelo menos 29 pessoas, conforme actualizado pelo Ministério da Saúde Pública do Líbano. 

O balanço, que inicialmente registava 20 vítimas, foi revisto após a continuação das buscas entre os escombros da área.

Em comunicado oficial, o ministério informou que, além dos mortos, há 67 feridos, com a situação ainda em evolução. As operações de resgate continuam, e foram encontrados “um grande número de partes de corpos”, cuja identificação está a ser realizada através de testes de ADN, o que poderá elevar ainda mais o número de fatalidades.

O ataque ocorreu numa altura de escalada de hostilidades entre Israel e o grupo xiita Hezbollah, intensificadas desde 23 de Setembro. Embora a natureza do alvo do bombardeamento permaneça incerta, fontes de comunicação israelitas sugerem que um oficial de alto escalão do Hezbollah, grupo aliado ao Irão, poderia ter sido o principal objectivo.

Na madrugada de sábado, horas antes do ataque a Basta, a força aérea israelita já havia realizado bombardeamentos em larga escala no sul do Líbano. O dia foi marcado por um total de pelo menos 84 mortes e 213 feridos em diversos incidentes aéreos em várias áreas do país, incluindo as vítimas em Beirute.

Recomendado para si:  Banco de Moçambique garante autenticidade de notas do metical sem número de série

Destaques da semana