Internacional Edmundo González anuncia tomada de posse como Presidente da Venezuela para 10...

Edmundo González anuncia tomada de posse como Presidente da Venezuela para 10 de Janeiro

Edmundo González Urrutia, um destacado político e líder da oposição ao regime de Nicolás Maduro, declarou, na sexta-feira, que se prepara para tomar posse como Presidente da Venezuela a 10 de Janeiro do próximo ano. 

A declaração foi feita durante uma breve conferência de imprensa no Fórum La Toja, na Galiza, Espanha.

González, ao ser questionado sobre a necessidade de quantos políticos seriam necessários para derrubar Nicolás Maduro, enfatizou a legitimidade do seu apoio popular, afirmando: “São duas personagens distintas. [Juan] Guaidó (ex-presidente interino da Venezuela) teve uma designação da Assembleia Nacional, enquanto eu tive o apoio de 8 milhões de venezuelanos. (…) Vou tomar posse a 10 de Janeiro como Presidente da Venezuela.”

O político também abordou a possibilidade de deixar o exílio em Espanha e retornar à Venezuela antes da data prevista para a sua posse. Em tom irónico, González sugeriu que poderia antecipar o seu regresso, fazendo referência ao facto de que Nicolás Maduro antecipou o Natal, numa alusão à situação política actual no país.

Recomendado para si:  Primeiro-Ministro francês Sébastien Lecornu demite-se após apenas 27 dias

Vale recordar que Nicolás Maduro foi eleito para um novo mandato em Julho, numa votação que gerou grande controvérsia e críticas tanto a nível nacional como internacional. A situação política na Venezuela continua a ser marcada por divisões profundas e conflitos entre as forças do governo e a oposição.