Politica STAE inicia formação de membros de mesas de voto em Cabo Delgado

STAE inicia formação de membros de mesas de voto em Cabo Delgado

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) dará início, na próxima semana, à formação de 16.105 membros de mesas de voto (MMV) na província de Cabo Delgado.

Desse total, 15.337 MMV serão seleccionados para assegurar o processo de votação em 2.191 mesas de voto, que serão instaladas no dia 9 de Outubro.

Para preparar estes membros, iniciou na terça-feira em Pemba a formação de 1.008 candidatos a formadores provinciais. Destes, serão escolhidos 918 para a função de formadores. Durante a abertura da formação, Cassamo Camal, diretor provincial do STAE, apelou a um maior empenho por parte dos candidatos. Camal destacou que uma adequada assimilação dos conteúdos é crucial para assegurar uma transmissão precisa e fiel dos mesmos aos MMV.

“Pretendemos um processo eleitoral transparente e digno de orgulho para todos. Um pequeno erro na transmissão das informações aos MMV pode comprometer a integridade do processo eleitoral, que deve ser genuíno”, enfatizou Camal.

Para as eleições presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais deste ano, Cabo Delgado registou 1.407.544 eleitores. A província terá 21 mandatos para a Assembleia da República e 82 mandatos para a assembleia provincial.

Recomendado para si:  Diálogo nacional inclusivo em Moçambique arranca a 6 de Outubro com auscultação pública