O furacão Yagi, que atingiu o Vietnã durante o fim-de-semana, resultou na morte de pelo menos 59 pessoas e deixou 299 feridos. A tempestade alcançou o seu pico de intensidade no domingo (08).
Segundo a agência meteorológica do país, há a previsão de mais deslizamentos de terra e inundações nas próximas semanas.
O Yagi, considerado o furacão mais potente da Ásia deste ano, fez sua chegada à costa vietnamita no sábado (07). Imediatamente, causou interrupções no fornecimento de energia e nas comunicações, afetando especialmente as regiões de Quang Ninh e Haiphong.
Desde sexta-feira, o Ministério da Defesa havia confirmado a morte de pessoas devido à tempestade, seja por quedas de árvores ou por incidentes com barcos à deriva.
Após tocar terra, o furacão enfraqueceu e transformou-se em depressão tropical. Contudo, a agência meteorológica local emitiu um alerta para novas tempestades, com chuvas que podem atingir até 433 mm.
As regiões mais afectadas são no norte do Vietnã, incluindo as províncias de Lang Son, Cao Bang, Yen Bai e Thai Nguyen.
No domingo, foram encontrados seis corpos, entre eles um menino de um ano e um recém-nascido, em um deslizamento de terra, conforme relatado por um funcionário público à agência de notícias AFP.
Além das trágicas perdas humanas, o furacão Yagi causou a destruição de aproximadamente 3.300 residências e danificou mais de 120.000 hectares de plantações.