A Comissão Nacional de Eleições (CNE) deu início ao processo de desembolso dos fundos destinados aos candidatos que concorrem às eleições presidenciais, legislativas e das Assembleias Provinciais, marcadas para o dia 9 de Outubro.
Segundo informações divulgadas pela CNE, o montante total a ser distribuído entre os 38 concorrentes é de 260 milhões de meticais. Entre estes concorrentes, encontram-se 37 formações políticas, sendo que três delas estão a apoiar candidatos à Presidência da República, enquanto um candidato se apresenta de forma independente.
Os fundos serão desembolsados em três parcelas, sendo que a primeira corresponde a 50% do valor total calculado para cada concorrente.
Cada partido com representação parlamentar irá receber 40 milhões de meticais, sendo que mais de metade desse valor será destinado ao financiamento das campanhas dos seus candidatos.
O cálculo do montante a ser atribuído teve em conta a participação dos concorrentes a nível nacional e provincial em cada uma das eleições.