Um indivíduo foi detido em Chimoio, na província de Manica, por falsificar a nova série do Metical, apenas algumas semanas após sua introdução em 16 de Junho passado.
Apesar de possuir um passaporte nacional, o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) identificou o acusado como sendo de nacionalidade tanzaniana.
Este é o segundo caso de falsificação relatado na região em menos de um mês. O detido foi encontrado na posse de três notas de mil meticais falsas, além de notas de outras moedas estrangeiras, incluindo do Malawi, Sri Lanka e Zimbabwe. Autoridades locais também apreenderam o material utilizado para a falsificação das notas da moeda nacional.
Paulo Candeeiro, porta-voz da Direcção Provincial de Investigação Criminal em Manica, confirmou as apreensões e destacou que o detido negou qualquer envolvimento no crime de falsificação de moeda.
Além deste caso, o SERNIC também deteve outro indivíduo de 44 anos, encontrado na posse de um quilo de cannabis sativa. O suspeito admitiu estar envolvido no comércio da droga há cerca de um ano.