Sociedade Operação policial frustra tentativa de tráfico de órgãos em Manica

Operação policial frustra tentativa de tráfico de órgãos em Manica

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) impediu uma tentativa de tráfico de pessoas na província de Manica. As vítimas, dois menores, estavam destinados a ser vendidos por 10 milhões de meticais.

Os menores, que sobrevivem realizando pequenos trabalhos no Mercado Feira, em Chimoio, foram contratados sob a promessa de emprego numa machamba no distrito de Sussundenga. No entanto, ao longo do caminho, perceberam que não havia nenhum emprego à sua espera.

“Quando já estávamos a caminho de Sussundenga, paramos para comprar cana-de-açúcar, mas uma das pessoas que estava connosco falou com o chefe e disse que já tinha dois cabritos. Então, o chefe respondeu que estava tudo bem e que as cabeças podiam ser entregues”, contou uma das vítimas.

O alarme soou quando apareceu outro carro para buscar os menores, que até então acreditavam tratar-se de uma oferta de trabalho legítima. “Apareceu outro carro para subirmos. Disseram que era para trocarmos de veículo. Então, comecei a desconfiar e recusei subir, e disse ao meu amigo para também não subir. Depois, começamos a correr.”

Recomendado para si:  PRM detém jovem em Nampula na posse de 20 kg de soruma

Os dois suspeitos, agora detidos, culpam-se mutuamente pelo ocorrido. “Ele veio à minha casa e disse que me pagariam 10 milhões, cinco por cada pessoa”, afirmou um dos suspeitos.

O SERNIC afirmou categoricamente tratar-se de uma tentativa de tráfico de órgãos e de seres humanos. “Os dois indivíduos são acusados do crime de tráfico de pessoas e os mandantes do crime serão responsabilizados.”