O exército da Somália conseguiu recuperar o controlo de duas cidades na região do Baixo Juba, no sul do país, após intensos combates com o grupo extremista islâmico Al-Shebab, conforme anunciado por fontes militares.
As tropas somalis, com o apoio das forças de Jubaland, conseguiram retomar as cidades de Harbule e Uelmaro, localizadas no distrito de Afmadou. Esta ofensiva infligiu “perdas substanciais” ao Al-Shebab, um grupo associado à Al-Qaida, segundo relatos dos militares à agência noticiosa estatal somali SONNA.
Esta operação militar ocorreu um dia após uma outra intervenção em Kaam Jarun, também situada no Baixo Juba, onde dezenas de supostos membros do Al-Shebab foram eliminados pelas forças de segurança.
Nos últimos meses, a Somália intensificou as ofensivas contra o Al-Shebab, contando com o apoio de clãs e milícias locais. Estas acções fazem parte de uma estratégia delineada pelo Presidente somali, que assumiu o cargo em Maio de 2022, com um firme compromisso de colocar a luta antiterrorista no centro dos seus esforços para estabilizar o país.
















