A Comissão Nacional de Eleições (CNE) adiou a publicação das listas definitivas dos candidatos às eleições gerais, inicialmente marcada para 10 de Julho, para a próxima quarta-feira, dia 17 do corrente mês.
Segundo o calendário eleitoral de 2024, aprovado pela Deliberação nº 7/CNE/2024, de 01 de Fevereiro, a CNE tinha o compromisso de divulgar as listas definitivas dos candidatos até ao dia 10 de Julho. No entanto, o porta-voz da CNE, Paulo Cuinica, explicou que o adiamento deveu-se à recepção tardia da candidatura do partido Revolução Democrática (RD), em consequência do acórdão nº 5/2024 de 26 de Junho.
Cuinica informou, durante uma conferência de imprensa realizada na quinta-feira, que a recepção, análise e verificação das candidaturas do partido RD tiveram um impacto negativo nos prazos estabelecidos para o sufrágio eleitoral de 9 de Outubro. O porta-voz acrescentou ainda que é necessário realizar o cruzamento das listas do partido RD com as restantes listas submetidas, a fim de verificar a autenticidade de todas as candidaturas.
Este processo de verificação adicional é essencial para garantir a transparência e a regularidade das eleições, assegurando que todas as candidaturas estejam em conformidade com os requisitos legais e regulamentares.