Internacional Tribunal na Zâmbia condena cidadãos chineses por crimes cibernéticos

Tribunal na Zâmbia condena cidadãos chineses por crimes cibernéticos

Num desfecho judicial que capturou a atenção pública, um tribunal na Zâmbia proferiu sentenças contra cidadãos chineses acusados de crimes cibernéticos, incluindo fraudes online direccionadas a zambianos, bem como a indivíduos de Singapura, Peru e Emirados Árabes Unidos.

Os réus, alegados criminosos, foram condenados a penas que variam entre sete e 11 anos de prisão. Além disso, foram multados pelo Tribunal de Magistrados de Lusaka, numa quantia equivalente a cerca de 1500 a 3000 dólares americanos, após terem se declarado culpados de acusações que incluem fraude de identidade e operação ilegal de uma rede ou serviço.

Estes indivíduos faziam parte de um grupo de 77 pessoas, em sua maioria zambianos, que foram detidas em Abril por oficiais da comissão do departamento de imigração, em relação ao que a polícia descreveu como um “sindicato sofisticado de fraude na internet”.

O Director-Geral da Comissão Antidrogas, Nason Banda, explicou que as investigações tiveram início após as autoridades notarem um aumento nos casos de fraude cibernética, juntamente com reclamações de pessoas que perdiam dinheiro de forma inexplicável de seus telefones celulares ou contas bancárias.

Recomendado para si:  Médicos Sem Fronteiras anunciam fim das operações em Gaza no final do mês

Durante a operação, as autoridades apreenderam mais de 13 mil cartões SIM de telemóveis locais e estrangeiros, bem como duas armas de fogo e 78 cartuchos de munições.

Destaques da semana