O Presidente da República e Comandante em Chefe das Forças de Defesa e Segurança, Filipe Nyusi, reiterou o seu reconhecimento e admiração pela dedicação da força conjunta que combate o terrorismo nos distritos ainda afectados da província de Cabo Delgado.
Nyusi destacou que os resultados encorajadores alcançados no Teatro Operacional Norte são fruto da dedicação abnegada desta força conjunta.
O Chefe de Estado sublinhou que, neste contexto, mais do que exigir desta juventude, é crucial reconhecer o trabalho que está a ser realizado na luta contra o terrorismo em Cabo Delgado.
Filipe Nyusi observou ainda que, entre os africanos e moçambicanos, em particular, não deve existir autoflagelação.
O Presidente da República fez estas declarações na passada sexta-feira, no distrito da Manhiça, província de Maputo, durante a cerimónia de juramento de bandeira e encerramento do quinquagésimo terceiro curso de instrução básica militar, na Escola Prática do Exército de Munguine.
Na ocasião, o Presidente da República também actualizou os moçambicanos sobre os progressos no Processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração dos homens residuais da Renamo, sublinhando a existência de desinformações relacionadas com esta questão.