Destaque Detida moçambicana na Índia aguarda julgamento

Detida moçambicana na Índia aguarda julgamento

Uma cidadã moçambicana encontra-se detida na República da Índia após ter sido encontrada na posse de drogas. A espera pelo julgamento decorre no país asiático.

A Ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Helena Kida, revelou esta informação durante o Simpósio Internacional sobre Género no Judiciário, realizado ontem na cidade de Maputo.

A ministra destacou que o Governo está a acompanhar o processo através da Embaixada de Moçambique em Nova Deli e afirmou que não está prevista a extradição da detida, sendo esperado que o julgamento ocorra na Índia.

“Vamos permitir que os órgãos de administração da justiça indianos trabalhem, e é isso que está a acontecer. Ela continua detida, ainda não foi julgada, mas já existem provas e vamos aguardar pelo julgamento”, acrescentou a ministra.

Ana Massuanganhe, que à data dos factos era funcionária do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos e secretária particular do vice-ministro, Filimão Suaze, foi detida na Índia a 8 de Janeiro deste ano, enquanto estava de férias.

Entretanto, não há qualquer acordo de extradição entre Moçambique e a Índia.

Recomendado para si:  KaTembe: Jovem de 31 anos morre carbonizado após ataque de criminosos