Sociedade Circulação restabelecida após obras nas linhas de Ressano Garcia e Goba

Circulação restabelecida após obras nas linhas de Ressano Garcia e Goba

Os comboios de passageiros e de carga retomaram a circulação nas linhas de Ressano Garcia e Goba, após uma suspensão de 13 dias para obras de melhoramento da segurança e fiabilidade das ferrovias.

Emídio Bata, diretor executivo da empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), confirmou a informação ao jornal Notícias, destacando que os objectivos estabelecidos foram alcançados. Durante o período de suspensão, foram substituídos os trilhos que necessitavam de manutenção e foram realizadas melhorias nas agulhas de mudança de vias.

Bata explicou: “Tudo o que precisava ser feito durante este período foi completado e agora os comboios estão a operar normalmente.” A suspensão afectou o transporte diário de cerca de 35 mil toneladas de carga nas linhas, mas a CFM já implementou um plano de recuperação para mitigar os impactos, sem comprometer os serviços de passageiros.

Para o director, os principais benefícios da intervenção incluem a melhoria geral da linha e o aumento da capacidade de transporte de carga. A suspensão afectou significativamente os cerca de 8 mil passageiros diários da linha de Ressano Garcia, que operava com dois comboios em cada sentido, e os pouco mais de 3 mil utilizadores do Corredor de Goba.

Recomendado para si:  172 mil habitantes ameaçados por cheias e inundações na época chuvosa na província de Maputo

No que diz respeito ao transporte de mercadorias, a suspensão afectou cerca de dez comboios diários em cada sentido na linha de Ressano Garcia, além de quatro composições que ligam o posto fronteiriço de Goba ao vizinho Eswatini.