Destaque Presidente da República anuncia Cabo Delgado livre de bases terroristas

Presidente da República anuncia Cabo Delgado livre de bases terroristas

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, assegurou que já não existe nenhuma base terrorista em qualquer distrito da província de Cabo Delgado.

Esta declaração foi feita durante o encerramento do Curso de Forças Especiais, realizado em Nacala, na província de Nampula, na última sexta-feira.

Com o lema “Treino Duro, Combate Fácil”, a cerimónia marcou a conclusão de mais um curso na Escola de Forças Especiais. Nyusi expressou a sua esperança de que os novos membros das forças especiais, agora considerados “prontos”, encontrem o combate menos desafiante graças ao rigoroso treino recebido.

No seu discurso, o Presidente da República trouxe boas notícias para todos os moçambicanos, especialmente para os residentes em Cabo Delgado. Nyusi destacou os esforços contínuos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) para neutralizar a ameaça do extremismo violento desde o seu surgimento no país.

“Para contrariar as manobras dilatórias do extremismo violento desde a primeira hora que esse mal se manifestou no nosso país, as FADM têm estado a colocar em prática várias estratégias e acções de carácter militar e não militar para restabelecer a paz e tranquilidade em Cabo Delgado. Hoje os terroristas já não têm nenhuma base fixa. Vários cabecilhas foram postos fora de combate, isto graças à entrega dos melhores filhos do povo moçambicano”, afirmou Nyusi.

Nyusi lembrou ainda aos novos membros das Forças Especiais de Defesa Nacional a importância de se dedicarem ao máximo no combate ao terrorismo e a outros desafios que o país enfrenta. “A vossa missão é de intensificar o nosso caudal contra o terrorismo e outros males. Esta força está apta para missões de alto risco que exigem flexibilidade e tenacidade”, sublinhou.

O Presidente também apelou para que as operações sejam conduzidas com cuidado e respeito pelas populações locais, destacando a importância da generosidade e do apoio às comunidades afectadas como factores críticos para o sucesso das missões. “Isto deve contrastar com a generosidade com a qual vão lidar com as populações, o que é o primeiro passo para o sucesso das vossas missões”, garantiu.

Durante o evento, Nyusi destacou ainda o apoio crucial das forças da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e de Ruanda, mencionando que este último prevê o aumento de efectivos militares no país para reforçar os esforços de combate ao terrorismo.

Ganhe 1000MT hoje no Aviator. Comece com 10MT.